domingo, 12 de setembro de 2010

Bullying no Brasil

Foi sancionada no Rio Grande do Sul a lei que prevê políticas públicas contra o bullying nas escolas de ensino básico e de educação infantil, privadas ou públicas, em todo o Estado. A lei foi publicada na terça-feira no Diário Oficial do Estado.
A política antibullying terá como principal objetivo reduzir a prática de violência dentro e fora das instituições de ensino. Também servirá para orientar as vítimas e seus familiares, com apoio técnico e psicológico, de modo a garantir a recuperação da autoestima do agredido e minimizar os eventuais prejuízos em seu desempenho escolar.
Pela nova lei, é considerado bullying qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar ou humilhar. 

sábado, 11 de setembro de 2010

Filmes e Músicas relacionados ao Bullying

Elefante (ganhador da Palma de Ouro em Cannes, o filme Gus Van Sant choca pela sua secura. o filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária do Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. a questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está lá. concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover. obra-prima)




Klass (numa escola da Estônia, um garoto nerd de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. um segundo outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas, que vão num crescendo até o final trágico)


Cuidado com o Meu Guarda-Costas (clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade)




Evil, Raízes do Mal (um rapaz atormentado de 16 anos, tratado com violência pelo padastro, também trata seus colegas de escola com violência e acaba expulso da escola pública. é mandado a uma prestigiada escola privada, onde sabe que terá uma última oportunidade de regeneração. lá chegando tem que se confrontar com os códigos e humilhações dos estudantes veteranos, arriscando sua expulsão ou submetendo-se. um olhar diferente, neste filme sueco, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004) 




 Bully (Nick Stahl - excelente - é o riquinho valentão, que vive abusando fisicamente dos colegas. até que seu melhor amigo - o já falecido Brad Renfro - decide vingar-se dele junto com a namorada, atraindo-o para o pântano e espancando-o até a morte. alguns dos garotos tentam tomar o lugar dele, enquanto a comunidade se divide entre condenar e reconhecer que ele teve o que merecia. o diretor Larry Clark especializou-se em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana. um filme chocante)



Kes (um menino inglês vive num bairro pobre e é constantemente violentado em casa e ridicularizado na escola. ele acha uma forma de abstrair sua dura realidade, treinando um falcão, o Kes. aos poucos ele encontra sentido para sua existência. um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach, numa visão nostálgica e tocante) 




Carrie, a Estranha (Sissy Spacek é uma menina estranha, vive isolada com a mãe e não consegue socializar-se na escola, onde é constantemente ridicularizada pelos colegas, até a humilhação máxima no baile de formatura. o que eles não sabem é que ela tem poderes paranormais e vai canalizar todo seu ódio vingando-se. primeira adaptação de um livro de Stephen King no cinema, dirigido por Brian DePalma e com astros como John Travolta e Amy Irving novinhos na tela)




Te Pego lá Fora (outro clássico dos anos 80, com o pior pesadelo dos estudantes. um colegial simpático e tranquilo vai entrevistar um novo aluno para o jornal do colégio. acontece que o cara é um brutamontes psicopata, que não suporta ser tocado e é exatamente o que ele faz. desafiado para uma luta logo após a aula, no estacionamento, a vítima tentará de tudo para evitar sua 'execução' com hora marcada. bobo e divertido)





Deixe Ela Entrar (num subúrbio de Estocolmo, um garoto frágil de 12 anos é constantemente abusado pelos colegas e sonha com uma vingança. quando ele conhece sua vizinha, uma vampira que aparenta ter a sua idade, com quem irá envolver-se e que vai defendê-la dos ataques. ótimo terror sueco, com uma visão original)





A música Beautiful da Christina Aguilera é uma ótima música sobre auto-estima!
http://www.youtube.com/watch?v=gyAm_aaBbbY


A música Make Some Noise da Miley Cyrus (Hannah Montana) também!
http://www.youtube.com/watch?v=AEQ2la0AvD0

Todos sofrem Bullying

"Nunca contei aos meus pais que sofria Bullying. Ás vezes eu tentava me defender, mas sempre me sentia sozinha." Disse a atriz e cantora Miley Cyrus no trecho de sua biografia Miles To Go.
    Não são apenas as pessoas "comuns" que são vítimas de Bullying, os famosos, como a Miley Cyrus, também já sofreram com isso.
    Miley  foi vítima de bullying quando morava em Nashville, durante um tempo na sua escola, quando estava no ensino fundamental. Ela conta com detalhes o que passou no seu livro, Miles To Go, e que ganhar o papel de Hannah Montana a ajudou a superar essa fase de sua vida.
   Demi Lovato e Selena Gomez também foram vítimas de bullying na escola, e acabaram saindo do colégio e estudando em casa, com professores particulares.

Como ajudar uma vítima de Bullying?




    Os adultos devem informar à criança ou ao adolescente que o que ela sofreu será uidado pela família, pela escola, pela comunidade ou pelas autoridades da lei.                      
    Muito importante também é deixar claro para a vítima, seja qual for a sua idade, que ela não é culpada pelas perseguições que está sofrendo, reafirmando que ela tem valores e qualidades que devem ser muito respeitados. Os pais devem sempre se mostrar disponíveis a escutar o filho, permitindo que expresse seus sentimentos diante da ameaça ou da agressão que vivenciou. Devem também evitar criticar a criança ou adolescente quando, sozinhos, não conseguirem enfrentar a situação. Pais jamais devem ignorar ou minimizar o problema de seus filhos, muito menos estimular agressão ou revide.
Qualquer indivíduo que tenha sofrido qualquer tipo de ameaça verbal, física ou psicológica precisa de ajuda e necessita ser protegido.

Cyberbullying




Hostilidades sempre existiram no ambiente escolar, mas elas se potencializaram com o surgimento da internet. A sensação de que não serão descobertos e de impunidade acaba levando os adolescentes a criarem páginas e conteúdos agressivos e a dispararem contra os colegas, sem medo.
A tecnologia que poderia ser utilizada como meio benéfico - para troca de informação e de contato social - passou, nos casos de bullying, a ser utilizada de forma agressiva e psicologicamente violenta por parte dos agressores.
A perseguição pode ter efeitos lesivos e duradouros contra as vítimas e até mesmo contra suas famílias. Daí a importância de se descobrir o problema a tempo de reparar os danos.

As vítimas de Bullying


    
    As vítimas de Bullying são pessoas inseguras, nerds, inocentes, quietas, religiosas, de diferentes raças, tradições, que são de alguma forma inferiores que outras, como empregados de alguma empresa, etc.
    Geralmente, o bullying é fruto de visões preconceituosas sobre as pessoas consideradas diferentes da maioria. Na escola, muitas vezes, aqueles alunos que se destacam intelectualmente são excluídos do contato social por outras crianças, assim como aqueles mais sensíveis ou retraídos. Essas diferenças provocam, em algumas crianças, um desejo de exercer poder sobre aqueles que consideram diferentes, dominando-os ou atacando-os, normalmente em público.
    Mudanças de comportamento são sinais importantes e podem sinalizar aos pais que os filhos estão sendo vítimas de bullying.
    A criança ou adolescente pode, repentinamente:
    
     •Não querer mais frequentar as aula;
     •Pedir para mudar de turma 
     •Apresentar queda do rendimento escolar 
     •Passar a ter dificuldade de atenção
     •Apresentar sintomas físicos, como dor de cabeça ou de estômago e suor frio, indicando o violento e elevado nível de angústia a que está sendo submetido.
    

Características dos bullies



    Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um deficiente em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser fatores de risco em particular. 
    Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de auto-estima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a auto-imagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. 
    É freqüentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
    "Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
    O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.

Locais de Bullying

O Bullying pode ocorrer em vários locais, como escolas, empregos, entre vizinhos, universidades, familiares.
Nas escolas, os alunos que são maiores e mais velhos, agridem os menores e mais novos, alunos qualificados como nerds são alvos dos agressores, os gordinhos, quietos, inseguros também são.
Nos empregos, os chefes abusam de seus empregados, pressionam os assistentes para concluir os trabalhos, humilham para se sentirem melhor e superiores.
Entre vizinhos e familiares também existe bullying.
Em Universidades eles ocorrem nos "trotes" onde os veteranos humilham os calouros.

Bullying

Bullying é um termo em inglês usado para representar as pessoas que cometem agressões físicas ou psicológicas em algum indivíduo. Os agressores ofendem, colocam apelidos ridicularizando a vítima, espalhando comentários negativos, se recusam a conversar com os indivíduos que sofrem bullying e intimidam quem se aproxima deles, criticam suas roupas, religião, raça, naturalidade,opção sexual, agridem as vítimas fisicamente, ameaçam os indivíduos que não seguirem as regras impostas pelos agressores. As vítimas podem cometer suicídio em casos mais graves. 
BULLYING É CRIME E DEVEMOS PUNIR OS AGRESSORES!